Logotipo OET

Newsletter 011/2017

Reabilitação do Património Edificado

Ciclo de Workshops

Entre 24 de Fevereiro e 24 de Novembro de 2017

Banner

APRESENTAÇÃO

Estes workshops, promovidos pela InovaDomus e os seus Associados, com o apoio da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, têm como objetivo evidenciar boas práticas em Reabilitação e levar aos participantes um conhecimento teórico-prático.

A Reabilitação do Património Edificado engloba o conjunto de edifícios antigos e construídos até ao séc. XX com diferentes técnicas e materiais.

Desta forma, a InovaDomus, em conjunto com os seus parceiros, contribuirá para a formação das entidades e pessoas que trabalham nesta área.

A InovaDomus realizou e divulgou, no passado, uns guias, por especialidade, simples e práticos para a Reabilitação, que podem ser consultados AQUI.

Estes guias não são exaustivos e evitaram-se as descrições excessivamente técnicas, por forma a tornar os guias acessíveis a qualquer utilizador, independentemente da sua formação e nível de conhecimento sobre as temáticas abordadas.

COMISSÃO ORGANIZADORA

-Eng.º António Oliveira, Presidente da InovaDomus
(InovaDomus)

-Prof.ª Ana Velosa
(Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro)

-Eng.º Álvaro Santos, Presidente da SRU
(Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto)

DESTINATÁRIOS

Estes workshops destinam-se a todos os que participam em processos de Reabilitação e que desejem obter formação em diferentes áreas, ligadas aos processos de reabilitação. Estes workshops deverão ser contabilizados, pelas entidades públicas e empresariais, como horas de formação uma vez que terão certificado. Arquitetos, engenheiros, empresários, técnicos de obra e outros técnicos, todos serão bem vindos.

Os participantes, que terão um certificado de participação em ação de formação passado por uma entidade certificada, terão oportunidade de adquirir conhecimentos teórico-práticos e técnicos com uma equipa experiente e multifacetada.

DATAS, LOCAL E HORÁRIO

Propomos realizar um workshop por mês, durante o ano de 2017, com exceção dos meses de julho, agosto e dezembro, na última 6a feira de cada mês.

Local: no centro do Porto, na Casa do Infante (workshops teóricos) e no Palácio de Belmonte, nas instalações da ESAP (workshops teórico-práticos).

Duração: 1 tarde, entre as 14h00 e as 17h30

Nota: Os workshops só funcionarão com o mínimo de 12 inscrições.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

Ana Velosa é Professora Associada no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Engenharia Civil na Universidade de Aveiro em 2006 com uma tese no âmbito da caracterização e desenvolvimento de materiais para a reabilitação do património edificado. Leciona disciplinas da área da Física e Tecnologia de Edifícios e da Conservação e Reabilitação da Construção do plano curricular de Engenharia Civil. É orientadora de alunos de doutoramento e mestrado tendo sido orientadora e co-orientadora de várias teses de doutoramento e mestrado já concluídas. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação, tendo publicado um número significativo de artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais. Participa na RILEM TC–Specifications for non-structural grouting of historic masonries and architectural surfaces e tem ampla colaboração internacional, tendo realizado um ano sabático no Norwegian Institute for Cultural Heritage Research. É representante da Universidade de Aveiro no Projeto SOS Azulejo e coordenadora pela UA do projeto ReabilitaDomus (Inovadomus). É membro de diversas organizações, entre as quais o ICOMOS, a APRUPP e o CdT. É atualmente Diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Vice-Diretora da Licenciatura em Reabilitação do Património.

PROGRAMA

24 fevereiro ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Eficiência energética e a qualidade do ar interior dos edifícios", Professora Ana Velosa da UA
Inscrição aqui.

31 março ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Revestimentos: Argamassas e Estuque", Professora Ana Velosa da UA, Weber e empresa de conservação.
Inscrição aqui.

28 abril ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Vãos e caixilharias", Professor Paulo Cachim da UA Empresa de madeiras JA Baptista (edifícios antigos) e Extrusal (edifícios a partir do século XX).
Inscrição aqui.

26 maio ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Coberturas tradicionais inclinadas e isolamentos", Doutor Luis Mariz (UA), Iberfibran e Umbelino Monteiro.
Inscrição aqui.

7 julho ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Rede elétrica e meios de redução do consumo de energia", UA, Efapel e Rederia.
Inscrição aqui.

29 setembro ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Caracterização e modelação do edificado", Professora Fernanda Rodrigues da UA, Professor Hugo Rodrigues do IPL e ASL.
Inscrição aqui.

27 outubro ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Sistemas prediais de águas e esgotos e Instalações Sanitárias", Professora Inês Meireles da UA e OLI.
Inscrição aqui.

data a indicar · Sexta-feira · 14h00
"Revestimentos: Azulejos", (Integrado na semana de Reabilitação do Porto), Professora Ana Velosa da UA, Revigrés e empresa de conservação (a confirmar).
Inscrição aqui.

24 novembro ’17 · Sexta-feira · 14h00
"Cozinha (móveis, eletrodomésticos e sistemas de exaustão de fumos e odores)", Professora Teresa Franqueira da UA, Teka e JA Móveis.
Inscrição aqui.

data a indicar
Sessão de encerramento, InovaDomus, SRU e UA/UNAVE

Logotipo UNAVE
Para obter mais informações, consulte a página web.
Não deixe de consultar o programa anexo.