Newsletter 087/2017

Jornadas Técnicas - OET Secção Regional Norte

"A Cibersegurança e a Engenharia"

Porto, 27 de outubro de 2017

A transformação digital, tem vindo a mudar muitos aspetos da nossa sociedade, como seja o modo como nos relacionamos com a Administração ou com as empresas. Também tem alterado a nossa vida pessoal e exige um novo tipo de cuidados para termos segurança.

Por outro lado a crescente introdução de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em todos os sistemas, traz enormes exigências para os engenheiros em todas as áreas. A domótica e os edifícios inteligentes, a indústria 4.0, os equipamentos médicos, os veículos autónomos, os serviços essenciais e os sistemas SCADA, são exemplos de como as TIC tem penetrado em todos os sistemas da nossa sociedade. E a Internet das Coisas irá acelerar o ritmo de penetração das TIC em tudo que usamos no quotidiano.

A cibersegurança é uma exigência, nova, que deve ser contemplada em todos os sistemas e organizações. E deve ser entendida como um risco de negócio por todos, começando pelo gestor de topo e descendo em toda a hierarquia da organização.

Na sessão serão enunciados os desafios gerais das situações acima referidos, sendo depois apresentada a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e as atividades do Centro Nacional de Cibersegurança.

No final será apresentada a Diretiva SRI e os impactos que a sua transposição, que deverá estar concluída até maio de 2018, terá em diversos setores.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

Dados para inscrição: Nome, Nº de Membro (no caso de ser membro), empresa, contacto telefónico e email.

Consulte o programa aqui.

Inscreva-se aqui.

Jornada Técnica - A Cibersegurança e a Engenharia

 

Com os melhores cumprimentos,
Logotipo OET
O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Centro da OET
Luís Filipe Rocha de Almeida

OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Associação de Direito Publico - Lei nº 157/2015, de 17 de Setembro
Secção Regional Centro