Newsletter 117/2018

Divulgação

III Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG2018)

12 de dezembro em Coimbra | Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - Pólo II

Vai realizar-se a 12 de dezembro em Coimbra a terceira edição do Encontro Nacional de Infraestruturas de Informação Geográfica (ENiiG2018), organizado pela Direção-Geral do Território, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Este encontro pretende ser um espaço de divulgação, debate, partilha de conhecimento e reflexão entre todos os que de forma direta ou indireta se relacionam com as infraestruturas de informação geográfica (IIG). Com o ENiiG pretende-se criar condições para uma utilização mais efetiva do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) por parte de todos os utilizadores.

A informação geográfica atualmente registada no SNIG é na sua grande maioria proveniente das entidades da Administração Pública Central. Neste evento pretende-se debater a pesquisa e o acesso a esta informação geográfica, nas perspetivas tecnológica e de políticas de disponibilização, bem como a sua utilização efetiva pela comunidade de informação geográfica.

Considerando que na atualidade os municípios estão entre as entidades que mais produzem e utilizam informação geográfica em Portugal, designadamente em sede de planeamento das políticas locais e supramunicipais e não têm sido suficientemente envolvidos no desenvolvimento do SNIG, importa debater novas formas de relacionamento destes organismos com a infraestrutura de informação geográfica nacional. Um conhecimento detalhado das características da administração pública local nestas matérias é determinante para definir modelos de cooperação mais eficientes.

Tendo como pano de fundo os desafios colocados pela Diretiva INSPIRE, o principal objetivo deste evento consiste em debater ideias que permitam definir uma estratégia de crescimento para o SNIG, reforçando o seu papel como um sistema de todos e para todos.

A participação no ENiiG é gratuita mas sujeita à capacidade da sala, sendo que a inscrição será obrigatória e pode ser feita aqui.

Para mais informação, clique aqui

Para se inscrever, clique aqui

 

Com os melhores cumprimentos,
Logótipo Ordem dos Engenheiros Técnicos
O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Centro da OET
Luís Filipe Rocha de Almeida

OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Associação de Direito Publico - Lei nº 157/2015, de 17 de Setembro
Secção Regional Centro