Newsletter 036/2020

Divulgação
(OET S. R. Centro)

FSplines

Departamento de Engenharia Civil do Politécnico de Leiria

imagem da notícia

O software FSplines foi recentemente disponibilizado para utilização freeware no site do Grupo de Construções Metálicas do Departamento de Engenharia Civil do Politécnico de Leiria (https://www.ipleiria.pt/estg-dec/grupo-de-construcoes-metalicas/).

O FSplines é um software desenvolvido no Politécnico de Leiria, permitindo a análise linear de estabilidade de perfis de aço de secção de parede esbelta e aberta que permite a determinação das tensões (cargas e momentos) de bifurcação e seus respetivos modos de instabilidade através da aplicação do Método das Faixas Finitas.

O Grupo de Construções Metálicas (GCM-PL) do Politécnico de Leiria, constituído em 7 de dezembro de 2017, tem como missão o desenvolvimento de I&D na área das construções metálicas em estreita parceria com o tecido empresarial do “cluster” regional de construções metálicas, em forte expansão.

O grupo conta com investigadores dos departamentos de Engenharia Civil e Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e ainda investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Instituto Politécnico de Lisboa e da Universidade Unisinos do Brasil.

Fazem ainda parte do grupo profissionais qualificados da área das construções metálicas, desenvolvendo a sua atividade em Portugal e no Brasil.