Newsletter 075/2021

Evento
(OET S. R. Centro)

Comemoração Dia do Engenheiro Técnico

2 de setembro ||18h00

imagem da notícia

Caro(a) colega,

A Secção Regional do Norte da OET, vai comemorar no próximo dia 2 de setembro o DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO TÉCNICO, com a realização de uma videoconferência subordinada a tema;

OET- QUE FUTURO QUEREMOS PARA A NOSSA ORDEM?

Com efeito, penso que este é, um momento decisivo, no sentido de que todos e em conjunto, devemos deixar claro qual deve ser a orientação, as condições e as razões profissionais e académicas da existência da nossa Ordem.

  • É condição necessária e suficiente o atual quadro de desenvolvimento das nossas competências, face aos ATOS DE ENGENHARIA que praticamos e para os quais estamos habilitados?
  • Continua a haver discrepâncias significativas entre os Engenheiros Técnicos e os Engenheiros no atual quadro legislativo?
  • Está a OE a subverter e condicionar os atuais licenciados de 1º ciclo, não permitindo efetivamente o acesso ao exercício da profissão destes profissionais de engenharia?
  • Como analisas o comportamento da Ordem dos Engenheiros face à OET ao longo dos anos, nomeadamente, no que se refere ao constante bloqueio da nossa participação nos diferentes órgãos, nomeadamente o CNOP?
  • Há razões efetivas para a existência de duas ordens num país como o nosso?
  • Justifica-se a existência de duas classes profissionais de engenharia (engenheiros e engenheiros técnicos), face aos atos que cada classe profissional pratica hoje?
  • Será que podemos desde já pensar numa fusão entre as duas ordens, tal como muitos profissionais de engenharia preconizam (da OET e da OE)?
  • No âmbito desta fusão, ou outra alternativa possível, qual ou quais as condições necessárias e indispensáveis para que sejam dados os primeiros passos nesse sentido? Qual a denominação desta nova entidade?

Assim, proponho que todos façamos uma primeira reflexão, sobre este tema e outros que os colegas entendam debater, para o que junto links de acesso a alguns documentos que pretendem dar uma primeira informação sobre este tema.

Assim, convido-vos a todas e a todos a participarem nesta videoconferência comemorativa do Dia Nacional do Engenheiro Técnico, a realizar-se no próximo dia 2 de setembro, pelas 18h00 e com uma duração prevista de 120 minutos, apelando ao vosso sentido de síntese para que todas e todos possamos expressar os nossos pontos de vista.

Para ter acesso à reunião deverá o colega inscrever-se antecipadamente em Inscrição Via ZOOM

António Augusto Sequeira Correia

Presidente da Secção Regional Norte da OET

No contexto do acima exposto, também a Secção Regional Centro da OET adere a esta iniciativa, convidando todos os membros a participarem neste evento como forma de celebração do DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO TÉCNICO.

Com os melhores cumprimentos,
Logotipo OET
O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Centro da OET
Luís Filipe Rocha de Almeida

OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Associação de Direito Publico - Lei nº 157/2015, de 17 de Setembro
Secção Regional Centro