Newsletter 048/2022

Divulgação
(OET S. R. Centro)

Alterações na certificação digital das declarações SEDAP

29 de maio de 2022

imagem da notícia

O certificado digital que a OET utilizava para a certificação digital das declarações (MultiCert) deixou de ser comercializado. De igual modo foi alterado o processo de certificação do certificado de raiz por parte da Adobe.

Assim, foi necessário encontrar outra solução que permitisse manter a certificação digital dos documentos gerados pela aplicação SEDAP.

A conjugação destas situações leva a que as declarações passem a apresentar uma mensagem como a que apresentamos na imagem:

ImgCertDigitalSEDAP

Isto não significa que o documento deixou de ser confiável. Significa apenas que o processo de verificação que a ADOBE fazia automaticamente deixou de ser realizado dessa forma.

Assim, com a alteração da Entidade Certificadora (passou a ser a DigitalSign desde as 00:00 do dia 30 de maio de 2022) e dos critérios de validação de assinaturas pela parte da Adobe, os certificados para assinatura requerem agora, na primeira vez que os documentos sejam abertos num dispositivo, a necessidade de reconhecimento e confiança  de forma manual.

Para obter informações sobre como proceder para adicionar o certificado à lista de certificados confiáveis prima AQUI

Com os melhores cumprimentos,
Logotipo OET
O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Centro da OET
Luís Filipe Rocha de Almeida

OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Associação de Direito Publico - Lei nº 157/2015, de 17 de Setembro
Secção Regional Centro