Newsletter 055/2022

Divulgação
(OET S. R. Centro)

Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável

(Edição 2020/2022)

imagem da notícia

4ª Edição do Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável (2022-2024) - Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

 

Objetivos do curso

O curso de Mestrado em Eficiência Acústica e Energética para uma Construção Sustentável (MEAECS) propõe uma oferta formativa na área da engenharia civil, direcionada especificamente para os edifícios, mas de interesse para outros ramos da engenharia. O MEAECS é vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da acústica e da energia nos edifícios e na sua envolvente. Além da sua importância individual, estas duas temáticas apresentam, ainda, uma forte ligação a várias outras, designadamente às relacionadas com a reabilitação de edifícios e com a sustentabilidade da construção, temas de grande importância, reconhecida no contexto atual. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado. Pretende-se ainda transmitir aos técnicos que atuam na área dos edifícios conhecimentos avançados nos tópicos do comportamento acústico/vibracional e termo-energético dos edifícios.

 

Estrutura do curso

O curso encontra-se estruturado em três semestres letivos, cada um com 30 ECTS. O primeiro semestre será constituído por um tronco comum, com 4 unidades curriculares de 6 ECTS cada, e duas com 3 ECTS. No segundo semestre, o aluno escolherá um de dois ramos de especialização ("Acústica e Vibrações em Ambiente Urbano" ou "Energia e Ambiente Interior"), no qual terá que concluir 4 unidades curriculares, de 4.5 ECTS cada. Adicionalmente, desenvolverá o projeto de dissertação (com 12 ECTS neste semestre). O terceiro semestre é inteiramente dedicado à elaboração da dissertação (30 ECTS).

 

Embora o MEAECS disponibilize dois ramos/percursos, no próximo ano letivo de 2022/2023 está prevista apenas a realização do ramo de "Acústica e Vibrações em Ambiente Urbano”.

 

As aulas são presenciais, em horário a definir, mas com maior concentração de aulas à 6ª feira e ao sábado. No próximo ano letivo, a iniciar em setembro de 2022, face à atual situação de pandemia e à dificuldade de prever os constrangimentos a que podemos estar sujeitos, está prevista, também, a transmissão online de aulas, em tempo real e com total partilha de voz e de imagem, para os estudantes que enfrentarem dificuldades que assim o exijam e que só possam estar em Coimbra nalguns períodos do ano (para a realização de avaliações, visitas de estudo e trabalhos laboratoriais).

 

A segunda fase das candidaturas encontra-se a decorrer, de 1/6/2022 a 15/7/2022 em:  www.uc.pt/go/candidaturas e www.uc.pt/go/inforestudante.

 

Início das aulas: 12 de setembro de 2022

Informações detalhadas disponíveis em:

https://www.uc.pt/fctuc/dec/ensino/mestrados/meaecs

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6182

 

Informações adicionais contactar:  meaecs@dec.uc.pt

DESDOBRÁVEL