Newsletter 042/2023

Divulgação
(OET S. R. Centro)

Visita Técnica - Modernização da Linha da Beira Alta no troço entre Cerdeira e Vilar Formoso

Delegação Distritral da Guarda

imagem da notícia

A Delegação Distrital da Guarda da OET promoveu, no passado dia 8 de março de 2023, a realização de uma Visita Técnica às obras da Linha da Beira Alta no troço entre Cerdeira e Vilar Formoso na qual estiveram presentes alguns colegas e ainda alguns alunos do 3º ano do curso de Engenharia Civil do IP Guarda.

A empresa Infraestruturas de Portugal, IP, efetuou uma apresentação da obra e das sua particularidades e condicionalismos na execução dos trabalhos.

A visita iniciou-se na localidade de Cerdeira com a visita a uma Passagem Superior sobre a Via, onde foi possível verificar trabalhos de betão armado, aterros e outros relacionados com a infraestrutura ferroviária.

De seguida, foi efetuada uma visita a outra parte da obra, na localidade de Vilar Formoso, onde foi possível verificar trabalhos de construção de uma passagem superior pedonal.

Tendo em conta as condições atmosféricas do dia, optou-se por uma ida até aos estaleiros da obra, igualmente em Vilar Formoso, onde foi feita uma apresentação mais minuciosa acerca da obra, tendo sido debatidos alguns assuntos relacionados com a aposta nacional relativamente às infraestruturas ferroviárias; houve ainda tempo para um breve, mas reconfortante, lanche.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Engenheiro Técnico António Machado, também se juntou a esta visita, tendo convidado os presentes para uma visita ao Memorial da Paz, em Vilar Formoso, onde decorre uma exposição de homenagem a Aristides de Sousa Mendes e aos refugiados judeus da 2ª Guerra Mundial se acoitaram em Portugal.

Da parte das Infraestruturas de Portugal, IP, temos a agradecer a pronta disponibilidade da Engenheira Carla Reis, do Engenheiro Paulo Fernandes (ambos antigos alunos do IPG), bem como do Senhor Paiva e do Engenheiro Nuno Mendes, sem os quais não teria sido possível esta visita.

De salientar, por fim, que o dia terminou com um jantar de trabalho, onde foi realizada a tomada de posse dos delegados concelhios ainda em falta.