A ANI promove no próximo dia 2 de julho, entre as 14h00 e as 16h30, uma sessão informativa online dedicada ao financiamento europeu no domínio do ambiente construído, bairros e planeamento urbano.
A iniciativa visa apoiar entidades interessadas em oportunidades de financiamento no âmbito da New European Bauhaus e da parceria Built4People, integradas no programa Horizonte Europa.
A sessão contará com a participação da Comissão Europeia, que apresentará as calls abertas em 2025 para ambas as iniciativas. As candidaturas à New European Bauhaus decorrem até 12 de novembro, enquanto as da Built4People abrem a 16 de setembro e terminam a 17 de fevereiro de 2026.
O programa inclui ainda uma mesa-redonda com projetos nacionais já financiados — UTOPIZE (CIM Coimbra), Wegenerate (LNEG) e RETIME (ISCTE) — que partilharão experiências e conselhos práticos sobre o processo de candidatura. A ANI encerrará a sessão com recomendações para aumentar o sucesso das propostas submetidas.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.