Website Header
 
 
MENU PRINCIPAL
FALE COM O PRESIDENTE
Para entrar em contacto directo com o Presidente da Secção Regional do Centro, clique aqui:

presidente@srcentro.oet.pt



DECLARAÇÕES
Para efectuar pedidos de declarações, clique aqui.


ASSUNTOS SOBRE INSCRIÇÕES E/OU ESTÁGIOS
Para entrar em contacto directo a S.R.Centro sobre inscrições e/ou estágios, clique aqui:

inscricoes@srcentro.oet.pt

  Evento(s) Hoje
:: Não Existem Eventos
Mar  
Feb 2015 Março 2015 Apr 2015
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

HelpDesk OET-CENTRO

Utilizadores Online
9 utilizador(es)
 
 

     ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DIVULGAÇÃO: Abertura do Concurso Público para recrutamento de 16 novos Peritos para os Açores

DIVULGAÇÃO

A APAE - Associação Portuguesa dos Peritos Avaliadores de Engenharia vem informar que foi publicado no DR o Aviso de Abertura do Concurso Público para recrutamento de 16 novos Peritos para os Açores.

Pode consultar mais informações aqui:
http://www.apae.pt/site/index.php/comunicacao/noticias/45-aberto-concurso-para-peritos-acores

Candidaturas até 13 de Março de 2015.

Com os melhores cumprimentos,
a Direcção

_________________
APAE - Associação Portuguesa dos Peritos Avaliadores de Engenharia

Rua António Patrício, n.º 26 - r/c
1700-049 Lisboa

(+351) 21 792 86 20
geral@apae.pt

Nota: Esta informação não dispensa a consulta das fontes originais.

DIVULGAÇÃO: Lei n.º 15/2015 - Gases combustíveis, combustíveis e outros produtos petrolíferos

DIVULGAÇÃO

Lei n.º 15/2015
Gases combustíveis, combustíveis e outros produtos petrolíferos

Foi publicada, no passado dia de 16 de fevereiro, a Lei n.º 15/2015, que estabelece os requisitos de acesso e exercício da atividade das entidades e profissionais que atuam na área dos gases combustíveis, dos combustíveis e de outros produtos petrolíferos, conformando -o com a disciplina da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, e do Decreto -Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpuseram as Diretivas n.os 2005/36/CE, de 7 de setembro, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, de 12 de dezembro, relativa aos serviços no mercado interno, e procede à quinta alteração ao Decreto – Lei n.º 267/2002, de 26 de novembro.

Esta lei aprova os requisitos de acesso e exercício da atividade, em território nacional, das seguintes entidades e profissionais:

  • a) Entidades instaladoras de gás (EI);
  • b) Entidades inspetoras de gás (EIG);
  • c) Entidades inspetoras de combustíveis (EIC);
  • d) Entidades exploradoras das armazenagens e das redes e ramais de distribuição de gás da classe I e II (EEG);
  • e) Profissionais que integram as entidades mencionadas nas alíneas anteriores;
  • f) Responsáveis técnicos pelo projeto e pela exploração de instalações de armazenamento de produtos de petróleo e de postos de abastecimento de combustível.

Assim, nos requisitos de acesso e exercício da atividade dos profissionais que integram as entidades instaladoras de gás, inspetoras de gás, inspetoras de combustíveis e exploradoras das armazenagens e das redes e ramais de distribuição de gás da classe I e II, estão contemplados engenheiros técnicos, com inscrição válida na respetiva associação pública profissional e por esta considerados habilitados para o efeito.

De igual modo, esta Lei determina que a qualidade de responsável técnico pelo projeto ou pela exploração das instalações de armazenamento de produtos de petróleo e de postos de abastecimento de combustível, pode ser assumida por engenheiro técnico, com inscrição válida na respetiva associação pública profissional e por esta considerado habilitado para o efeito.

Resta referir que a Lei n.º 15/2015, entra em vigor no próximo dia 16 de Março.

A OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos está a definir, para os seus membros, o referencial de atribuição e registo de competência para a prática dos atos de engenharia previstos na Lei n.º 15/2015, bem como, os respetivos modelos de certificação, que serão divulgados tão breve quanto possível.

Homenagem ao Professor Jorge Lourenço - ISEC

Decorreu hoje no ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra uma homenagem a título póstumo ao Senhor Professor Jorge da Fonseca Lourenço, promovida por aquela instituição de ensino superior.

Este evento consistiu na atribuição do nome do Professor Jorge Lourenço ao Laboratório de Materiais de Construção do DEC-ISEC e ainda na realização de uma Sessão Técnica, no auditório do ISEC.

A Secção Regional Centro da OET fez questão de se associar a este tributo, tendo estado representada pelo Presidente do Conselho Diretivo, Engenheiro Técnico Luís Filipe Almeida.

Homenagem ao Professor Jorge Lourenço - ISEC

Divulgação de um evento relacionado com a Engenharia - Castelo Branco

Junto envio informação sobre dois eventos relacionados com Engenharia, que vão decorrer na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco:

Evento 1: Semana de Engenharia 2015 (Castelo Branco, 3 a 6 de Março de 2015)

Programa detalhado em:
http://est.ipcb.pt/semanaengenharia/2015/

Evento 2: INFOTEC 2015 (Castelo Branco, 10 a 12 de Março de 2015)

Programa detalhado em
http://infotec.est.ipcb.pt/2015/

Em particular, realço o Workshop que a TEKA irá desenvolver no dia 6 de Março, intitulado “Jornadas Técnicas ITED 3ª Edição”, que poderá ter interesse para os vossos associados da região Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizada por este link: http://www.tekaelectronics.com/caditedcoax_signup

Rogério Dionísio, PhD
(Professor Adjunto)
Escola Superior de Tecnologia
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Avenida do Empresário
6000-767 Castelo Branco, Portugal
tel: +351272339300
email: rdionisio@ipcb.pt

Exercício da profissão em Angola

Divulgação
Exercício da profissão em Angola

Acaba de ser constituída, em Angola, a APET – Associação Profissional de Engenheiros Técnicos.

A OET não pode deixar de se congratular com a novel organização profissional dos nossos colegas de Angola e manifesta toda a disponibilidade para cooperar com a Comissão Instaladora.

A boa relação entre estas organizações profissionais congéneres, levou ao estabelecimento de um protocolo de cooperação em matéria de mútuo reconhecimento das qualificações profissionais e de condições de inscrição de Engenheiros Técnicos inscritos em cada uma das Partes.

Esta cooperação passa pelo apoio técnico na instalação e na organização da APET.

A partir de agora, os engenheiros técnicos que exercem a atividade profissional em Angola dispõem de uma associação profissional que os representa.

Por força do Protocolo acima referido, os membros da OET têm simplificado o processo de inscrição e registo na APET.

Para efeito de agilização e simplificação do processo de inscrição na APET, a OET confirma a formação académica e emite um documento que atesta a qualidade de engenheiro técnico no pleno gozo dos seus direitos.

A Ordem conta com a colaboração do Colega Carlos Gomes Pereira, para, em Luanda, no âmbito da assistência técnica e cooperação com a APET, acolher e apoiar os membros da OET, no processo de inscrição e registo na APET.

Comunicado - Comissão Eleitoral

Comunicado
Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral da OET nomeada nos termos do artigo 19.º do Regulamento Eleitoral para a eleição dos órgãos nacionais regionais e colégios de especialidade marcadas para o próximo dia 19/12/2014, vem comunicar e esclarecer aos membros da OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos o seguinte:

1. Constata-se que hoje, dia 18.12.2014, ainda há alguns membros da Ordem que não receberam na sua morada a documentação e os respetivos votos para exercerem o seu direito de voto por correspondência como lhes é permitido estatutariamente;

2. A Comissão Eleitoral lamenta o facto e esclarece que toda a documentação inclusive os votos a enviar posteriormente por cada membro à respetiva mesa eleitoral foram entregues atempadamente no dia 4 e 5 de dezembro à empresa encarregada da sua expedição através dos CTT para todos os pontos do país;

3. Lamentando o atraso verificado na chegada do correio aos seus destinatários por presumível atraso na distribuição pelos CTT, a comissão eleitoral nada mais pode fazer se não apelar a todos os membros que não tenham podido exercer atempadamente a votação por correspondência que o façam na medida do possível através da votação presencial.

Mais uma vez, apresentamos a todos os Colegas afetados por esta situação as nossas desculpas apelando para que votem presencialmente amanhã dia 19-12-2014 dirigindo-se à mesa eleitoral da sua região.

Lisboa, 18 de Dezembro de 2014
A Comissão Eleitoral

Debates Eleitorais

Eleições OET - 19 de dezembro de 2014



Por deliberação do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros Técnicos, nos termos estatutários, foram convocadas eleições para os Órgãos Nacionais, Órgãos Regionais e Direções dos Colégios de Especialidade, a realizar no dia 19 de dezembro de 2014.

Nos termos da alínea d) do artigo 2.º do Regulamento Eleitoral, as candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 19 de novembro de 2014.

Para ler a convocatória prima AQUI.

Para aceder ao Regulamento Eleitoral prima AQUI.

Foi nomeada a Comissão Eleitoral (ver deliberação AQUI), composta por:

a)  Engenheiro Técnico António José Almeida Completo – presidente;
b)  Engenheiro Técnico João de Deus Gomes Pires;
c)  Engenheiro Técnico António Manuel Rodrigues Marques;


Consulte aqui o programa eleitoral e os membros que se candidatam, na lista que foi aceite pela comissão eleitoral:

Lista A

Órgãos Nacionais

Colégios da Especialidade

Secçao Regional Açores

Secçao Regional Centro

Secçao Regional Madeira

Secçao Regional Norte

Secçao Regional Sul

CONSULTE AQUI OS CADERNOS ELEITORAIS (publicado em 04 de novembro de 2014) - Ordenados por número de membro:

Secção Regional Açores
Secção Regional Centro
Secção Regional Madeira
Secção Regional Norte
Secção Regional Sul



OET - CENTRO :: Jornada Técnica - Sistemas de regulação de fluxo na Iluminação Pública

imagem


Dia 04 de Dezembro de 2014

A realizar na Secção Regional Centro

Horário:
Quinta-Feira, das 17:00 às 19:30h





Comunicado da OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos

Publicado o Regulamento de Especializações e de Atribuição do Nível de Especialização

Foi publicado no dia 4 de agosto de 2014 o Regulamento de Especializações e de Atribuição do Nível de Especialização da Ordem dos Engenheiros Técnicos, que anula e substitui o regulamento n.º 475/2012, de 20 de novembro.


Clique aqui para aceder ao novo regulamento.


Divulgação: Curso de Licenciatura. Engenharia Civil (IP Tomar)

imagem


Para obter mais informaçãoes ou efectuar a sua inscrição aqui.




Divulgação: CET em Condução de Obra da Escola Superior de Tenologia do Instituto Politécnico de Tomar

imagem


Para obter mais informaçãoes ou efectuar a sua inscrição aqui.




Divulgação: Curso de Mestrado em Reabilitação Urbana (IP Tomar)

imagem


Para obter mais informaçãoes ou efectuar a sua inscrição aqui.




Divulgação: Curso de Especialização em Reabilitação Sustentável das Construções - Candidaturas até 15/9/2014

imagem




Divulgação: Convite | Abertura da Feira de São Mateus 2014 | 8 de Agosto

imagem





Divulgação: Jornadas na Guarda (Centro de Estudos Ibéricos)

imagem





Divulgação: E.SG.GS.0207.14 - Descontos especiais no NFPA-APSEI Prevenção e Segurança 2014

imagem


No seguimento da inclusão da Ordem dos Engenheiros Técnicos para a Comissão Científica do evento NFPA-APSEI Prevenção e Segurança 2014, informa-se que a organização do evento tem prevista a aplicação de um desconto de 10% sobre o valor de inscrição da modalidade Conferências + Exposição (1 e 3 dias) para os membros da Ordem dos Engenheiros Técnicos.


Inscrição nas Conferências + Exposição
1 dia 1 dia
Membros OET
3 dias 3 dias
Membros OET
Preço 90€ 81€ 140€ 126€




 
 
  ÁREA RESERVADA A MEMBRO

Utilizador: @srcentro.oet.pt
Password:
 
Recupere AQUI a sua password.
 

Atualize os seus dados

Oferta de Email para membros da OET SRCentro


ACTUALIZE OS SEUS EMAILS

N.º de Membro
Email Primário
Email Secundário

© 2006 OET-Secção Regional do Centro
Powered & Coded by MagicBrain  :: Design by Empacto