Caso não consiga visualizar esta newsletter correctamente, CLIQUE AQUI

ISEC – Queima das Fitas 2016

Caros Colegas,

A Queima das Fitas, para além de ser uma festa académica é, acima de tudo, uma festa da cidade de Coimbra.

Muito longe vão os tempos em que aos antigos bacharéis lhes era barrada a entrada nesta festa académica….longe também vão os anos em que estes, numa tentativa de impugnar e mudar esta mentalidade retardada, se viam forçados a entrar de assalto “à pirata” numa festa que, muito corretamente, também consideravam deles.

Conseguiram!
É verdade que o carro do ISEC – Instituto Politécnico de Coimbra entra agora nos Arcos do Jardim e acompanha o desfile até ao final; deixaram de ser considerados “impuros”, sem possibilidade de prosseguirem os seus estudos e terem as competências profissionais limitadas por decreto.

De facto, apesar da tradição da festa académica se manter e quem antigamente os olhava de lado e os rejeitava, já os acolhe agora no seio da festa da cidade, muito se alterou desde então. Com as competências académicas e profissionais já na altura reconhecidas pela sociedade, viram a reposição da verdade profissional da sua grande família, dos engenheiros técnicos, com a criação da sua associação de direito público em 1999.

A verdade Colegas é que, hoje em dia, os Engenheiros Técnicos são uma Classe firme e reconhecida oficialmente pela economia e pelos seus pares, contrapondo ainda algumas mentalidades mais conservadoras.

Prova evidente é a criação da OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, e de todo o trabalho por ela desenvolvido ao longo de 160 anos de existência (como APET, como ANET e, finalmente, como OET), e que culminou recentemente com a publicação da Lei n.º 40/2015 de 1 de Junho que veio retirar a totalidade de limitações ao exercício profissional.

Face ao exposto a OET, através da Secção Regional Centro, não podia deixar de apoiar e colaborar na festa dos seus futuros Colegas tendo dado o seu apoio institucional ao carro do ISEC.

Com os melhores cumprimentos,
Logotipo OET 2016
O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Centro da OET
Luís Filipe Rocha de Almeida

OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Associação de Direito Publico - Lei nº 157/2015, de 17 de Setembro
Secção Regional Centro

Rua Infante D. Henrique, nº 20
3000-220 Coimbra
Telf. 239 851 310 - Fax 239 851 319
E-mail: srcentro@oet.pt
www.srcentro.oet.pt

Fotografias