Caso não consiga visualizar esta newsletter correctamente, CLIQUE AQUI

Conferência

"A ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS E A ENGENHARIA PORTUGUESA"

image001.png

Caro Colega,

“O paradigma da representação da Engenharia Portuguesa alterou-se e hoje existem duas Ordens com igual legitimidade para representarem os profissionais de Engenharia – a Ordem dos Engenheiros Técnicos e a Ordem dos Engenheiros.
A Ordem dos Engenheiros Técnicos já não é a Ordem que representa apenas os Bacharéis, mas representa todos, sejam eles Bacharéis, Licenciados pré e pós Bolonha, Mestres e Doutores. A Ordem dos Engenheiros perdeu o monopólio de representar os Licenciados e Mestres. A Ordem dos Engenheiros Técnicos representa hoje os Engenheiros de 3 e 5 anos, denominados Engenheiros Técnicos.
Hoje ser Engenheiro Técnico ou Engenheiro já não se carateriza por ter este ou aquele grau académico, mas quer dizer que optaram por uma profissão e uma representação - serem Engenheiros Técnicos ou Engenheiros - e pertencer ou não pertencer a uma das Ordens ou pertencerem às duas Ordens.
Obviamente que ainda nem todos perceberam a enorme alteração de paradigma que aconteceu na sociedade portuguesa que foi a real implantação da Ordem dos Engenheiros Técnicos, não como representante dos Bacharéis mas sim representante de todos os graus académicos de engenharia e que de uma forma séria está preocupada com os problemas da Engenharia Portuguesa e não na defesa do domínio clientelar que alguns julgam ainda poder existir no tempo em que a sociedade portuguesa, felizmente, se liberalizou.
Em Portugal ninguém tem o seu destino quebrado, o destino será o que cada um quiser. “

Augusto Guedes - Bastonário

Neste sentido, e após a publicação das leis 40 e 41 / 2015 de 1 e 3 de junho respetivamente, que regula o exercício da profissão, onde se inclui de uma forma evidente a regulação dos atos de engenharia definidos pela OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, a Secção Regional Norte vai realizar uma CONFERÊNCIA subordinada ao tema “A ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS E A ENGENHARIA PORTUGUESA”, onde se irá debater os Atos de Engenharia, o Sistema SEDAP, a Mobilidade Europeia do Engenheiros, bem como toda a legislação aplicável ao sector da Engenharia.
Dada a importância dos temas e da relevância atual da atividade dos Profissionais de Engenharia de todas as especialidades, é de crucial importância a participação do colega neste evento, podendo exprimir as suas dúvidas e conhecer melhor a atividade da OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos e o seu papel na Sociedade.
Este evento terá lugar no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, no Auditório Magno, no próximo dia 8 de novembro, pelas 14:30 horas, Rua de S. Tomé – Porto.

Nota Final:
De forma a preparar adequadamente esta Conferência, gostaríamos que nos enviasse as suas dúvidas que serão objeto de resposta e esclarecimento nesta Conferência.
(sugestões: o que é a OET ?; o que é o Regulamento dos Atos de Engenharia?; o que é o sistema SEDAP?; quais os atos de engenharia que posso praticar?; o que é a FEANI?; O que é a Mobilidade dos Técnicos na Europa?). Estas e outras questões poderão ser colocadas para debate na Conferência.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

http://www.srnorte.oet.pt/

O Presidente do Conselho Diretivo da S.R. Norte da OET

António Augusto Sequeira Correia